Você sabe o que faz um homeopata? Ao contrário do que algumas pessoas podem pensar, a homeopatia é uma especialidade médica, ou seja ela possui bases científicas e foi reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina em 1980.
O grande objetivo dessa especialidade é realizar o tratamento de doenças com a utilização de alternativas aos remédios convencionais e levando em consideração o organismo e o histórico do paciente como um todo.
Neste artigo vamos conhecer melhor a homeopatia e quais doenças podem ser tratadas por ela.
Homeopata é médico?
Sim! Para exercer a homeopatia o profissional precisa ser formado em medicina. Depois o profissional deve cursar a especialização ou residência médica em homeopatia e para concluir essa formação suplementar o médico estuda por mais 2 anos.
Além dos médicos, outros profissionais podem se especializar em homeopatia. São eles os veterinários, farmacêuticos e dentistas. Pessoas com outro tipo de graduação são proibidas de exercer a profissão.
O que faz um homeopata?
A homeopatia está focada no tratamento individualizado e especial para cada paciente, por isso é comum que as consultas sejam mais longas do que as tradicionais. O médico observa o histórico do paciente e elabora o tratamento mais eficiente para cada caso. As experiências vividas pelos pacientes como hábitos alimentares e também a forma como ele lida com seus relacionamentos, por exemplo, também são consideradas para encontrar as causas do problema.
O médico homeopata acompanha a evolução do paciente. Ele verifica se o tratamento está adequado, ou se serão necessárias alterações. A grande vantagem é que tudo isso é realizado de forma humanizada com o objetivo de restabelecer o equilíbrio vital do indivíduo.
Que tipo de doença pode ser tratada pela homeopatia?
A homeopatia contribui para o tratamento de diversas doenças. Veja as principais queixas realizadas nos consultórios:
Rinite, sinusite, asmas e outras alergias:
A homeopatia oferece um tratamento para equilibrar novamente o organismo, minimizando a frequência e a quantidade de crises, além de reduzir ou eliminar os fatores que podem desencadear alergias.
Controle de peso
A homeopatia atua na causa do problema. Em alguns casos, a causa do sobrepeso ou obesidade é a compulsão alimentar ou um desequilíbrio emocional e a homeopatia vai agir nesse sentido, contribuindo para a redução da ansiedade e promovendo a restauração do equilíbrio.
Estresse, ansiedade e transtornos:
A medicina tradicional trata problemas emocionais com medicamentos fortes que podem causar confusão mental, insônia e outros efeitos colaterais. No entanto, com a homeopatia o tratamento é diferente, ela foca no bem-estar do paciente.
O tratamento visa equilibrar esses sintomas, e assim, contribui para o alivio de problemas como gastrite e úlcera, por exemplo, que podem ter origem em questões emocionais.
Mas, atenção! Lembre-se de que a Homeopatia, tem o objetivo de contribuir para a melhora dos sintomas e promover mais qualidade de vida. Não se trata de uma fórmula mágica que resolve os problemas, mas que busca sim, restaurar a saúde como um todo.
Para usufruir de todas as vantagens da homeopatia, consulte um especialista e veja como ele pode contribuir com a sua saúde. Entre em contato conosco e agende o seu horário.