Dúvidas frenquentes
A homeopatia é lenta para atuar?
Isso dependerá de alguns fatores como natureza e fase de evolução da doença e da capacidade vital de reação ao remédio pelo doente. Na verdade age de modo rápido nas doenças agudas como infecções, diarreia e outras. Nas doenças crônicas como reumatismos, alergias, asma, enxaqueca, psoríase e outras, demora um certo tempo para atuar daí esta noção popular de que ela é lenta. Porém considere que se você, por exemplo, é asmático e vem se tratando com corticóides há 10 anos mas sua doença continua a incomodar então porque não dar uma chance para o tratamento natural e cura duradoura pela homeopatia?
Quais são as doenças que a homeopatia trata?
Para facilitar você verá abaixo uma relação de algumas doenças, entre outras, que podem ser tratadas pela Homeopatia
Ansiedade
Artrite Reumatóide
Bronquite
Bronquite Crônica
Cefaléia
Cefaléia do Tipo Tensional
Cólica
Colite
Constipação Intestinal
Depressão
Dermatite
Distúrbios do Início e da Manutenção do Sono
Distúrbios do Sono por Sonolência Excessiva
Distúrbios Menstruais
Distúrbios Somatosensoriais
Doenças Respiratórias
Dor Abdominal
Eczema
Enxaqueca com Aura
Enxaqueca sem Aura
Esofagite
Estomatite
Estomatite Aftosa
Estomatite Herpética
Faringite
Gastrite
Herpes Labial
Herpes Simples
Molusco Contagioso
Molusco Contagioso
Otite
Psoríase
Refluxo Gastroesofágico
Rinite
Rinite Alérgica Perene
Sinusite
Transtornos da Lactação
Transtornos da Memória
Transtornos da Nutrição Infantil
Transtornos de Aprendizagem
Transtornos de Tique
Transtornos do Crescimento
Transtornos do Desenvolvimento da Linguagem
Transtornos do Despertar do Sono
Transtornos do Sono
Transtornos Psicofisiológicos
Transtornos Respiratórios
Urticária
Também é usada para tratar doenças agudas como infecções, febre, otite, sinusite e amigdalite.
Mas meu problema é outro e agora?
Se este é o seu caso simplesmente o descreva resumidamente e responderei com a maior satisfação às suas dúvidas
(Obs: nenhum tratamento ou sugestão de remédios serão oferecido via internet)
O uso de antibióticos não é a melhor opção para tratar infecções?
Milhares de homeopatas em todo mundo (em mais de 170 países) vem tratando infecções apenas com homeopatia há mais de 200 anos sem requerer uso de antibióticos. Em minha experiência raramente tive de prescrevê-los, porém em casos nos quais a capacidade de reação do organismo está baixa seu uso poderá estar indicado.
Para se tratar com homeopatia preciso ter fé?
Trabalhos científicos (“ensaios duplo-cego”) indicam o efeito benéfico da homeopatia acima do mero efeito placebo ou de disposição de fé, assim bebês e animais (cães, gatos, cavalos, etc) tem sido tratados com efeitos maravilhosos e deles nunca se pode requeres fé. Dizer que homeopatia é placebo não é descrença mas simplesmente preconceito.
Homeopatia só age em transtornos funcionais, emocionais e psíquicos?
Não apenas, mas sua eficácia é comprovada também em casos onde já ocorreram alterações fisiológicas e estruturais devido à sua ação profunda.
A homeopatia é praticada por aqueles que não tem formação médica ou seja, charlatães e curandeiros.
A homeopatia vem sendo praticada no mundo inteiro por médicos responsáveis e com critérios clínicos ao contrário dos poucos leigos que a receitam sem ter conhecimento científico de medicina, sem conhecer doenças, o que além de ser ilegal é perigoso. A homeopatia é reconhecida como especialidade médica pelo Conselho Federal de Medicina de nosso país, e você poderá buscar no site do CRM (Conselho Regional de Medicina) se o médico que o atende está inscrito, bem como se o mesmo possui título de especialista como exige a legislação.
A homeopatia cura todas as doenças?
Não, nem mesmo a medicina tradicional cura pois nenhuma delas é “panaceia”. Por exemplo em casos de fratura óssea, cálculos renais, luxações, infarto ela não tem indicação. Bem como em casos de acidentes e situações que envolvam risco iminente de vida devem ser encaminhados aos hospitais especializados ou centros de medicina intensiva (UTI).
Eu posso piorar de meus sintomas com o tratamento?
Algumas situações podem provocar a chamada “agravação homeopática” dos sintomas no início do tratamento, porém são raras e geralmente leves e passageiras. O médico em seu juízo clínico saberá agir de modo a evitá-las se necessário. Em minha experiência e da grande maioria dos homeopatas é um fenômeno raro.
Homeopatia é a mesma coisa que florais ou fitoterapia (uso de plantas em forma de chá ou tintura)?
Não!. Homeopatia utiliza minerais, gemas e metais preciosos, animais e seus produtos, plantas e gases (hélio, oxigênio, etc) que são submetidos a dois processos de laboratório chamados diluição e dinamização, além disso seu princípio de ação se baseia na “Lei da Semelhança” que reconhece que toda substância capaz de atuar no organismo provocando o aparecimento de sintomas também é capaz de curar os mesmos quando utilizada na formulação homeopática.
As fórmulas homeopáticas contém corticosteroides e outras substâncias
De modo algum, os autênticos remédios preparados em farmácias indubitavelmente confiáveis não adicionam nenhum outro produto nas formulações, exceto água e pequena porcentagem de álcool como veículo dos mesmos de modo a preservá-los.
Remédios homeopáticos não podem ser tomados ao mesmo tempo que remédios convencionais (alopáticos)
É claro que o ideal é tratar apenas com o remédio natural, porém há casos em que os remédios alopáticos muitas vezes são de uso prolongado e não devem ser retirados subitamente devido aos efeitos de abstinência que o organismo poderá apresentar, mas isso não impede que se faça o tratamento em paralelo e quando possível retira-se as drogas convencionais.
Que dieta deverei fazer durante o tratamento?
A mesma que qualquer médico indica para cada caso. A dieta realmente tem papel fundamental na recuperação de qualquer doente, porém mesmo sem dieta específica temos testemunhado curas. Obviamente não se deve cometer exageros alimentares pois tudo o que é excessivo acaba sendo prejudicial. Você não precisará abandonar o café e nem os drinks ocasionais que devem contudo ser consumidos com moderação.
Que tipo de doenças a homeopatia não cura?
Retardo mental, doenças de indicação cirúrgica, fraturas, luxações, hérnias, bloqueio cardíaco, infarto do miocárdio, AVC (“derrame”), catarata, câncer, Doença de Alzheimer, calvície e aquelas que necessitam atendimento intensivo especializado (UTI).
O médico homeopata solicita exames de laboratório ou Raios-X?
O homeopata é em primeiro lugar um médico, e sendo assim atuará como tal tendo a necessidade de realizar, antes de receitar, o diagnóstico do caso e para isso terá de fazer o exame clínico e solicitar exames complementares tais como Rx, tomografia, ressonância magnética, ultrassonografia ou exames de sangue em geral pois até mesmo estes auxiliarão para a prescrição do remédio homeopático.
Como é a consulta com o homeopata?
Para se chegar a um diagnóstico do melhor ou melhores medicamentos para seu caso é necessária uma individualização detalhada pois cada pessoa reage à doença com seus sintomas característicos e próprios, sendo assim uma investigação minuciosa de sintomas físicos e emocionais bem como da avaliação de seu sono, alimentação, secreções corporais e reações ao clima deverá ser realizada. Devido a isso a primeira consulta poderá durar até uma hora e meia e você deverá se sentir muito à vontade e confiante para que o médico possa encontrar os melhores remédios para seu caso.
O uso de nutrientes e vitaminas deve ser evitado durante o tratamento?
Na verdade não pois nutrientes e vitaminas não são necessariamente remédios mas sim substâncias de “reposição” e muitas vezes podem ou devem ser usados ao mesmo tempo dependendo da necessidade de cada caso, atuando como complementos ao tratamento homeopático.
Estou grávida. Posso me tratar com homeopatia?
Sem dúvida e sem receios pois os medicamentos homeopáticos não causarão nenhum efeito colateral ou nocivo sobre seu bebê, ao contrário, serão igualmente benéficos para ele.
Pessoas de todas idades podem se tratar com homeopatia ou há exceções?
Sim, todos podem se tratar independentemente de sua idade desde os recém-nascidos até os mais idosos. 45% de minha clientela é formada por crianças pois reagem muito bem recuperando suas defesas orgânicas e reagindo favoravelmente às infecções e com isso abandonam os antibióticos que eram usados muito frequentemente.